Configurar o domínio | Apontadores DNS

Configurar um domínio sem qualquer serviço de email em produção (e.g., novo domínio)

Antes de começar a usar o serviço de email profissional é necessário configurar o domínio para apontar os apontadores/registos dos servidores de domínio (DNS) para a Sooma. Tipicamente esta configuração terá lugar no fornecedor onde registou/mantém o seu domínio.

Para utilizadores avançados indicam-se sumariamente os registos necessários:

[DOMINIO]. 3600 IN MX 10 smtpin1.smail.eu.
[DOMINIO]. 3600 IN MX 20 smtpin2.smail.eu.
[DOMINIO]. 3600 IN TXT "v=spf1 include:_spfi.smail.eu -all"
_autodiscover._tcp.[dominio]. 3600 IN 10 100 443 mail.sooma.com
mail.[DOMINIO]. 3600 CNAME mail.smail.eu

Segue-se a descrição pormenorizada:

Apontadores MX (Email)

Os apontadores MX de um domínio são a forma como um domínio comunica à Internet (neste contexto, a todos os servidores de email espalhados pelo mundo) qual é a infraestrutura responsável pela gestão do serviço de correio.

[DOMINIO]. 3600 IN MX 10 smtpin1.smail.eu.
[DOMINIO]. 3600 IN MX 20 smtpin2.smail.eu.

substituir [DOMINIO] pelo domínio que se pretende configurar

Apontador TXT (SPF)

Este apontador permite difundir as gamas IP dos sistemas que estão autorizados a enviar mensagens legítimas com remetente no domínio gerido. Pode consultar mais informação sobre este sistema em "SPF, DKIM e DMARC - Sistemas de proteção anti-phishing".

[DOMINIO]. 3600 IN TXT "v=spf1 a mx include:_spfi.smail.eu -all"

Apontador SRV (Autodiscover)

O apontador SRV facilita a configuração do email das aplicações de gestão de email (Outlook, Thunderbird, apple mail, etc.) e é especialmente útil para minimizar a introdução dos dados que são necessários na configuração de dispositivos móveis (Android e iPhone).

_autodiscover._tcp.[dominio]. 3600 IN 10 100 443 mail.sooma.com

Ou seja, um apontador do tipo SRV, com o nome de serviço "_autodiscover", protocolo "_tcp", prioridade alta, peso relativo alto, porta alvo "443" e host alvo "mail.sooma.com".

Alguns gestores de DNS assumem o underscore pelo que pode ser suficiente indicar o nome de serviço e o protocolo sem underscore (autodiscover e tcp). Um valor baixo em prioridade significa mais prioritário. Um valor alto em peso relativo significa preferido.

Apontador CNAME (Webmail)

O registo CNAME permite consultar o interface web num domínio mais fácil de memorizar.

mail.[DOMINIO]. 3600 CNAME mail.smail.eu

Apontadores Avançados (DKIM e DMARC)

Para proteger os nossos clientes de ataques de phishing recorremos a técnicas de criptografia para permitir que os servidores de email de terceiros que recebam mensagens a identificarem-se como oriundas de um dos nossos clientes possam confirmar a autenticidade dessas mensagens.

Pode configurar estes apontadores mais tarde consultando as instruções e a chave criptográfica pública que está disponível no interface de administração do serviço (informação disponível apenas para os utilizadores com privilégios de administração).

Configurar um domínio associado a um serviço de email já em produção (isto é, um domínio em que é necessário migrar o serviço de email)

Dado que as alterações ao nível do DNS são potencialmente disruptivas para os serviços associados ao domínio (email, site, etc.) que são muitos sensíveis a alterações nos apontadores, sugerimos vivamente que envolvam a linha de suporte ( Contacto ) sempre que seja necessário alterar apontadores relacionados com serviços de email.

Para garantir que não ocorra nunca interrupção do serviço de email quando se migra de um serviço concorrente (SmartCloud PT Empresas, Google Suite, Microsoft Office 365, etc.) para a Sooma é critico que a alteração dos registos DNS seja efetuada em coordenação com a linha de suporte.

Casos especiais de uso

Alguns parceiros Sooma recorrem a templates de apontadores próprios. Tipicamente estes apontadores seguem um padrão fixo pelo que o descrito acima é válido substituindo-se a terminação dos apontadores "smail.eu" por "[marca do parceiro].smail.eu".

Exemplificando, o argumento do apontador MX primário seria algo como "smtpin1.nos.smail.eu" para um cliente NOS e "smtpin1.portugalmail.smail.eu" para um cliente Portugalmail. Para obter os apontadores pedimos que consulte a linha de suporte da empresa a quem contratou o serviço de email profissional na cloud ou contacte a linha de suporte da Sooma.