Primeiro acesso - definir a palavra-passe

Para aceder à plataforma é necessário conhecer o endereço de correio e a password inicial ou temporária que lhe foram atribuídos. Esta informação poderá ter sido entregue pelo administrador do serviço na sua empresa ou diretamente pela linha de suporte, por email ou por SMS.

A primeira tarefa que deve executar é definir uma palavra-passe que seja só do seu conhecimento.

  1. Inicie o seu navegador web (Internet Explorer, Firefox, Safari, etc.) e visite o endereço web de acesso à plataforma: http://mail.sooma.com

    Login no interface webmail profissional

    1. Onde está indicado Utilizador insira o seu email completo.
    2. Onde está indicado Palavra-passe insira a palavra-passe temporária.
    3. Clique no botão "Iniciar Sessão".

    O interface web foi desenvolvido para funcionar em todos os principais navegadores (Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari e Opera). Se estiver a ter dificuldades é provável que esteja a usar uma versão do navegador muito antiga — aconselhamos que atualize o seu navegador para uma versão mais recente.

  2. Caso o seu endereço de correio já tenha sido criado pelo administrador do serviço ser-lhe-á apresentada um ecrã onde poderá definir a sua palavra-passe de acesso:

    Alterar a palavra-passe

    1. Onde é indicado Palavra-passe atual insira novamente a palavra-passe temporária.
    2. Em Nova palavra-passe defina a palavra-passe que pretende usar para aceder ao serviço.
    3. Para garantir que não ocorrem erros de digitação que lhe impeçam o acesso futuro ao serviço, confirme a nova palavra-passe onde é indicado Reintroduza a nova palavra-passe.
    4. Finalmente, clique no botão "Guardar" para terminar a tarefa. Se a palavra-passe temporária estiver correta, e a nova palavra-passe e a sua repetição coincidirem, o serviço atualizará as suas credenciais exibindo a seguinte confirmação:

Parabéns! A sua palavra-passe de acesso ao serviço é agora só do seu conhecimento. Armazenamos apenas as versões encriptadas das palavras-passe pelo que ninguém (nem o administrador do serviço na sua empresa nem os técnicos das linhas de suporte) têm forma de conhecer a sua palavra-passe.

A partir de agora, pode gerir a sua correspondência em todos os dispositivos que pretender (interface webmail e programas de gestão de correio no computador, telefones e tablets) indicando o seu email completo e a palavra-passe que definiu.

É possível que o administrador não obrigue à alteração imediata da palavra-passe. Nestes casos, pode na mesma alterar a password que lhe foi atribuída por uma que seja mais facilmente memorizável:

    1. Depois de se autenticar conforme descrito no ponto 1) clique na indicação do seu endereço de correio ou o seu nome (localizado no canto superior direito do ecrã) e escolha a opção "Preferências";
    2. De seguida clique em "Alterar Palavra-passe" que é a primeira opção no menu de configurações (localizado na área esquerda do ecrã);
    3. Siga as instruções indicadas no ponto 2 acima.