Migração de um serviço de email via IMAP

1. Preparar a migração (Administrador de cliente)

Para copiar os conteúdos existentes num serviço de correio de origem que tenha suporte ao protocolo IMAP o administrador do serviço no cliente deve iniciar o processo de onboarding executando os seguintes passos (se preferir pode solicitar aos assistentes de suporte para acompanharem a migração):

  1. Criar o domínio
  2. Na página do domínio clicar em "migration sync" para aceder à área de configuração de migrações semelhante ao seguinte exemplo:
  3. Inserir o servidor IMAP que estiver a do serviço de origem seguido de ":143"
  4. Clicar em "enable sync"
  5. Inserir os utilizadores via "mass create users" com uma lista cvs só com os endereços ou um a um (importante: criar os utilizadores aqui e não via o processo normal porque apenas este processo cria os utilizadores sem password associada)

2. Divulgar a migração (Utilizadores)

Todos os utilizadores devem autenticar-se em https:mail.sooma.com com os users e passwords existentes na plataforma de origem. Cabe ao administrador do cliente informar os restantes utilizadores que o serviço de email está a migrar para um novo operador e que devem de imediato começar a usar um novo interface webmail e novas configurações para as aplicações de gestão de correio.

A migração inicia-se para todos os utilizadores que conseguirem uma autenticação com sucesso (saberá que a autenticação correu bem porque conseguirá entrar no interface webmail e começará de imediato a ver as mensagens a serem copiadas da plataforma de origem para o novo serviço).

Em qualquer momento pode perguntar aos assistentes de suporte para indicarem quais os utilizadores que não se autenticaram e para os quais não foi iniciada a migração. Para estes últimos utilizadores será necessário um procedimento diferente (a combinar) que vise forçar o inicio da migração.

3. Finalizar a migração (Gestor do domínio)

Quando todos os conteúdos estiverem já replicados na nova plataforma, é chegado o momento de divulgar à Internet como um todo que as novas mensagens devem ser entregues na nova plataforma. Esta divulgação efetua-se com uma alteração em alguns apontadores no DNS do domínio.

Elimine todos os registos MX e TXT que o DNS do domínio apresentar e adicione os seguintes:

[DOMINIO].         3600    IN    MX     10 smtpin1.smail.eu.
[DOMINIO].         3600    IN    MX     20 smtpin2.smail.eu.
[DOMINIO].         3600    IN    TXT    "v=spf1 redirect=_spfh.smail.eu"
Nota: substitua [DOMINIO] pelo domínio sob gestão

Nota: Não é possível eliminar mensagens no serviço da Sooma enquanto estiver em curso a migração de conteúdos (as mensagens eliminadas na Sooma serão novamente importadas a partir do servidor de origem).